sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bad Wolf & Silence

Já pararam pra pensar no tanto de série legal que vocês perderam a chance de ver por causa de piloto meia boca?
Considerando seriamente em não ver o Oscar esse ano.
Gosto bastante de Doctor Who, a série nova. Só vi dois episódios da série antiga e gostei bastante, mas ainda não é o suficiente para dizer que gostei da série como um todo (provavelmente vou gostar quando tiver paciência pra ver). Falarei bastante Doctor Who daqui pra frente, então já deixo claro que estou me referindo à série nova.
Nah, vou ver sim. Vou torcer pra Os Vingadores e Skyfall em tudo.
Muita gente não vê graça em Doctor Who porque acha o primeiro episódio da série ou os primeiros meio fracos, como se fosse uma série simplesmente farofa que não vai a lugar nenhum. E... isso é verdade em parte. É a porção da série em que os efeitos especiais não são lá grande coisa e tudo soa um tanto quanto infantil. Eu vi a primeira metade da primeira temporada com a sensação de "isso é algo que eu gostaria de ter assistido quando eu era criança"... só que na segunda metade eu passei a ver a série como "algo que eu gosto de ver agora mesmo". Felizmente, esse sentimento se manteve e apenas se intensificou.
Vou torcer pras outras categorias serem anuladas da existência.
A série fica melhor em todos os aspectos. As tramas ficam mais legais, os efeitos melhoram etc. Entretanto, a primeira temporada tem uma importância muito grande. Em toda temporada de Doctor Who há episódios individuais e um ou outro duplo, e no final é revelada (ou você percebe antes) a trama que une todos (ou quase todos) os episódios da temporada.


Aí vem a 4ª temporada, depois da qual Russell T. Davis deixa de ser o showrunner, que é encerrada com episódios especiais e com uma regeneração. Nela vemos o destino (final?) de grande parte dos personagens e ~mitologia~ que vinham sendo estabelecidos na série desde a primeira temporada. Sim, a temporada bléh que não parecia levar nada a lugar algum.

A partir da 5ª temporada, a série continuou a mesma, mas eu (e mais pessoas) tive a sensação de mudança de rumo, foco, estilo etc causada pela ~troca~ de personagens, mas não é sobre isso que eu pretendo falar. Assim como nas temporadas anteriores, a 5ª e a 6ª têm suas tramas gerais, mas nas duas há o elemento "Silêncio" que se relaciona a tudo. Isso se dá de maneira semelhante à recorrência de elementos nas primeiras 4 temporadas como Torchwood, The Great Face of Boe e até mesmo Bad Wolf, que de um jeito ou de outro foram importantes em mais de uma temporada. Entretanto, a recorrência do "Silêncio" é mais explícita do que a dos elementos da época do Russell T. Davis.

VSF DJANGO!!!!!!!!!!1
Mas o que eu acho mesmo legal de perceber é que o Steven Moffat já parecia preparar terreno para estabelecer suas ideias para série quando introduziu a personagem River Song em um episódio que escreveu na 4ª temporada. Apesar de não ser uma companion ela é uma personagem muito recorrente e muito importante para série nessa tal "era do 'Silêncio'". Deve ser por isso que o episódio de sua primeira aparição se chama... Silence in The Library.


Quanto à 7ª temporada, ela ainda está no meio e eu não tenho a menor ideia de qual seja a grande trama que une tudo. There's still so much to see. AND I'VE GOT AN AWFUL LOT OF RUNNING TO DOOOOOOooooooo OOOOOoooooOOOOOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário